Ações de fiscalização realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), no terceiro trimestre deste ano, verificaram as condições de atendimento das linhas regulares de transporte coletivo intermunicipal de passageiros, quando foram abordados 2.632 ônibus de viagens, em vários terminais rodoviários, cobrindo todas as regiões do estado. O sistema de transporte intermunicipal regular de passageiros é composto por uma frota de 5.543 ônibus em 1.841 linhas e transportam cerca de 5,5 milhões de passageiros por mês, em aproximadamente 280 mil viagens.

Iniciadas em julho, as primeiras ações de fiscalização aconteceram durante as férias, quando a demanda por viagens aumenta e a ocupação dos ônibus é maior. Nestes três meses de fiscalização, das 5.534 viagens observadas, menos de 1% apresentaram o descumprimento de horário e somente em 2,2% dos veículos foram detectados problemas. As ações foram concentradas nos terminais rodoviários.

No período foram lavrados 334 autos com base no decreto estadual 44.603/2007, sendo 15 autuações para veículos não registrados ou autorizados pela Secretária de Estado de Transportes e Obras Públicas – SETOP. Também foram emitidos autos com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo 69 pela falta de documentação de porte obrigatório, e 40 devido a falta de itens de segurança, manutenção e higiene.

O Terminal Rodoviário de Montes Claros foi o último a participar da ação de fiscalização das linhas regulares intermunicipais, no trimestre. Na operação, que durou uma semana, 21 linhas foram abordadas e 54 veículos fiscalizados. Ao final deste trabalho foi registrada uma notificação e lavrado um auto de infração.

Terminais rodoviários fiscalizados

tabela-fiscalizacao

Para reclamações, solicitação de informações, elogios e sugestões, os usuários podem utilizar o telefone 155, opção 6, ou enviar e-mail para atendimento@der.mg.gov.br.

Foto: Mário Chrispim