O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, entregou à população nesta terça-feira (27/12), em Belo Horizonte, a Estação de Ônibus Metropolitano Bernardo Monteiro para embarque e desembarque de passageiros do MOVE Metropolitano, na região hospitalar da capital. O equipamento, localizado na avenida Bernardo Monteiro, entre as avenidas Francisco Sales e Andradas, contou com investimento de R$ 11,5 milhões e atenderá, em média 5,5 mil passageiros por dia.

A estação vai operar com oito linhas troncais que fazem a ligação da região hospitalar de Belo Horizonte com os terminais São Gabriel, São Benedito, Morro Alto, Vilarinho e Justinópolis na região metropolitana. Segundo o subsecretário estadual de Regularização de Transportes, Renato Ribeiro, a entrega completa mais uma etapa de implantação do sistema Move Metropolitano.

Composta por seis plataformas, a Estação possui área total de 8,5 mil metros quadrados (incluindo calçadas e vias) e área edificada coberta de 747,6 metros quadrados, construída em estrutura metálica, com fechamento em vidros, painéis de alumínio e telha metálica acústica. Conta também com espaço de apoio, bancos de quatro lugares cada, banheiros feminino, masculino e para portadores de necessidades especiais, depósito de material de limpeza e sala de controle técnico. No entorno, foram executados projetos paisagísticos, de urbanismo e melhoria das condições ambientais.

O Governo do Estado já investiu R$ 120 milhões desde o início do projeto de implantação das estações de embarque e desembarque do MOVE Metropolitano na Grande BH. Sete deles estão em funcionamento: Justinópolis, em Ribeirão das Neves; Morro Alto, em Vespasiano; São Benedito, em Santa Luzia; São Gabriel e Vilarinho, em Belo Horizonte; além dos terminais de Ibirité e Sarzedo.

Participaram da solenidade os secretários Murilo Valadares (Transportes e Obras Públicas), Odair Cunha (Governo), Sérgio Menezes (Segurança Pública), a diretora geral da Agência Metropolitana de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Flávia Mourão, os presidentes da Codemig, Marco Antônio Castelo Branco, e MGI, Mário Assad Júnior, o diretor geral do Departamento de Edificação e Estradas de Rodagem (DEER), Célio Dantas, entre outras autoridades.

Fonte: Agência Minas
Fotos: Veronica Manevy/Imprensa MG