O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, assinou, nesta quarta-feira (21/12), em Virgem da Lapa, Território Médio e Baixo Jequitinhonha, a ordem de serviço para obras de melhoramento e pavimentação de 41 quilômetros nas rodovias MGC-367, MG-114 e LMG-677 entre a cidade e Ijicatu, no município de José Gonçalves de Minas. O valor estimado do empreendimento é de R$ 68 milhões, incluindo obra, material betuminoso e desapropriação.

A estrada, reivindicação histórica da população da região, vai melhorar as condições de tráfego de pessoas, ônibus escolares e ambulâncias, além do escoamento da produção de alimentos e minerais do Jequitinhonha e do Sul da Bahia de forma segura e ágil.

Em seu discurso, o governador destacou a mudança de atitude na atual gestão estadual, que trabalha com o olhar regionalizado. “Minas foi governada, durante muito tempo, de costas para o interior do estado. Não quero fazer nenhuma crítica, mas a verdade é que durante muito tempo o nosso estado não teve o olhar regionalizado, territorializado, que nós estamos trazendo agora. Foi por isso que, desde o primeiro ano de gestão, nós criamos os Fóruns Regionais de Governo e, em cada região, nós colocamos em funcionamento um mecanismo de consulta popular, junto com os deputados, para ouvir as demandas da região, trazê-las para dentro do Governo e torná-las prioridade. E é por isso que a obra dessa rodovia de Virgem da Lapa começa agora, porque ela foi destacada como prioridade no Fórum Regional de Governo”, afirmou o governador.

Fernando Pimentel ressaltou a importância da obra para a região, que sofria, há muitos anos, com a precariedade do acesso aos municípios. “Vamos ter o asfaltamento completo e acabar com esse tormento que é passar nessa estrada quando chove, e mesmo quando não chove. É um tormento que está aí há muitos anos, já poderia ter sido resolvido e não foi porque governos anteriores deram prioridade para outras coisas, e não aquilo que o povo da região precisava. Essa é a mudança que nós temos que comemorar. Agora quem manda em Minas Gerais é o povo de Minas Gerais”, disse.

A obra

As obras de melhoramento, pavimentação, reforço e ainda o alargamento da ponte sobre o Córrego Virgem da Lapa têm início no entroncamento com a MGC/367; passa pelo distrito de Lelivéldia, em Berilo, e a Comunidade do Cravo, terminando em Ijicatu.

O prefeito de Virgem da Lapa, Harley Lopes, celebrou a conquista tão esperada pela população. “Hoje é um dia especial e histórico para nós. Temos muito a agradecer. Essa obra é de uma grande importância para nós. Só alguém de sua envergadura, do seu coração, poderia ter a sensibilidade de retirar de uma vez por todas do papel esse trecho entre Virgem da Lapa e Ijicatu”, disse.

O chefe do Executivo municipal relembrou, ainda, a promessa do governador em realizar a obra. “É uma luta passada por muitas mãos. Nós, povo de Virgem da Lapa e prefeitos da região, sabemos agradecer e reconhecer aquilo que por nós é feito. Nós estamos acostumados a, às vezes, sermos esquecidos. Por isso, queremos exaltá-lo e dizer obrigado por tudo o que tem feito e pela coragem que tem de enfrentar essa crise que assola o nosso país. Somos todos de um povo só, de uma cor só, torcemos todos pela nossa região, torcemos todos por Virgem da Lapa”, finalizou Lopes.

A região

A economia da região se destaca pelo extrativismo vegetal (eucalipto), extrativismo mineral (granito e feldspato) e da safra frutífera (banana). O abastecimento de alimentos para a subsistência da população e o comércio local também serão potencializados, além de propiciar a maior facilidade para tráfego de ônibus escolares e ambulâncias. O Território Médio e Baixo Jequitinhonha abrange 31 municípios, onde vivem 455 mil habitantes, o que corresponde 2,19% da população mineira.

O deputado estadual Doutor Jean Freire, que representou a Assembleia Legislativa no evento, também valorizou o “dia histórico para o Vale do Jequitinhonha”. “Essa estrada irá interligar Belo Horizonte ao Vale do Jequitinhonha por uma região mais segura. Vai trazer não somente o desenvolvimento, mas o envolvimento das pessoas. É preciso envolver as pessoas nas discussões. Quando o Governo sai de lá e pisa o pé aqui para ouvir as pessoas, ele está envolvendo as pessoas, com a sensibilidade de olhar para os que mais precisam”, afirmou.

Também participaram da cerimônia os secretários de Estado de Transporte e Obras Públicas, Murilo Valadares, e de Governo, Odair Cunha, o secretário adjunto de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste, Gustavo Xavier, parlamentares estaduais e federais, prefeitos e vereadores da região, além de lideranças da região e representantes de movimentos sociais.

Fonte: Agência Minas
Foto: Omar Freire / Imprensa MG