O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, entregou oficialmente, neste sábado (24/2), em Três Corações, Território Sul, as obras de construção da ponte sobre o Rio do Peixe, na rodovia LMG-862, que liga o município a São Bento Abade. Com investimentos de R$ 3,6 milhões, a nova ponte também vai melhorar o acesso à São Thomé das Letras.

Fernando Pimentel destacou que a obra era aguardada pela população há cerca de 30 anos e que faltava para a sua realização um olhar regionalizado e humano do governo para definir os investimentos do Estado.

“Aqui, nós estamos inaugurando uma ponte que, seguramente, há pelo menos 30 anos era reivindicada por essa região. Nesses 30 anos muita coisa aconteceu. O Estado de Minas teve momentos difíceis, mas depois teve momentos muito bons. Com o então presidente Lula, durante oito anos pelo menos, Minas foi muito bem tratada. O governador da época teve acesso a recursos, fez estradas por aí e a ponte esperando, e o povo esperando a ponte. Fez um conjunto de prédios chamado Cidade Administrativa, que custou R$ 2 bilhões e o povo esperando a ponte. Um belo dia, Minas resolveu mudar e colocou no governo gente que, em primeiro lugar, tem compromisso com vocês, com o Estado. E não é só em uma cidade, na capital, é no Estado inteiro”, afirmou.

O governador lembrou que a escolha da obra partiu da própria população por meio das discussões dos Fóruns Regionais de Governo, mecanismo criado pela atual gestão para ouvir os mineiros e, juntos, definirem as prioridades de cada região.

“Minas são muitas como dizia Guimarães Rosa e nós temos que cuidar de todas. Criamos esse mecanismo de consulta popular e vamos para as regiões ouvir as pessoas e conversar com elas. Vamos contar que temos problemas, que o dinheiro está curto e que gastaram irresponsavelmente o dinheiro do Estado quando ele tinha e que agora deixaram um rombo gigantesco no caixa, mas que, ainda assim, nós vamos governar ouvindo o povo e fazendo o que é prioritário. Escolhem a mais importante que nós vamos fazer. Compromisso assumido, compromisso cumprido. Escolheram a ponte entre São Bento Abade e Três Corações e está aí a ponte entregue depois de 30 anos de descompromisso com o Estado de Minas Gerais”, finalizou.

Para o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, com a nova ponte o tráfego na região terá mais segurança. “Ter a oportunidade de participar da entrega de um equipamento público como esse, que, no passado, infelizmente, significou a morte de muitas pessoas, mas que, hoje, significa que muitas vidas serão poupadas é algo muito importante para nós. Fizemos muitas pontes, as necessárias, e fizemos as escolhas certas. Ao invés de concentrar os recursos do governo, o governador Fernando Pimentel resolveu colocar o recurso que nós tínhamos, e que, às vezes, nem tínhamos, em serviço do povo”, reforçou.

Histórico

Autorizada em maio de 2017, a construção foi viabilizada por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER/MG).

O prefeito de Três Corações, Cláudio Cosme Pereira de Souza, enfatizou que a obra poderá salvar muitas vidas, além de valorizar o acesso à região. "Quero reiterar a minha mais profunda alegria, neste momento histórico, onde se resolve de uma maneira concreta e definitiva um obstáculo responsável pela perda de inúmeras vidas. Só quem já morou ou passou por esta ponte sabe o perigo que corria. Só um governador com a sensibilidade de Fernando Pimentel para construir pontes ao invés de muros. Em meio a uma crise econômica sem precedentes, o governador consegue manter as funções do governo em ordem", afirmou.

O prefeito e o governador Fernando Pimentel entregaram uma placa para um morador da região que perdeu o seu filho e a namorada do jovem em um acidente na antiga ponte, que era uma via em que só se trafegava um veículo por vez.

Situada no quilômetro 35,3 da LMG-862, a ponte possui 48 metros de comprimento, com duas pistas e passagem para pedestres, oferecendo mais segurança e facilitando o acesso de turistas, inclusive a São Thomé das Letras, além de melhorar o escoamento da produção de café, milho e pedras ornamentais. Para a adequação da obra foi construída também uma variante com 985 metros de extensão.

Também acompanharam a cerimônia o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares, o diretor-geral do DEER-MG, Davidsson Canesso, os deputados estaduais Geisa Teixeira, Duarte Bechir e Ulysses Gomes, o diretor executivo do Servas, Artur Maia, o secretário executivo do Fórum Regional Território Sul, Ercílio Lorena, o delegado regional da Polícia Civil, Cristiano de Almeida, o comandante da 6ª Região de Polícia Militar, coronel Leander Tostes, a diretora do foro da comarca de Três Corações, a juíza Glauciene da Silva, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Fonte: Agência Minas
Fotos: Arquivo DEER e Marcelo Sant'Anna - Imprensa MG