As obras de recuperação e ampliação de 2,2 quilômetros da calha do Rio Betim e a construção de um Boulevard, na Praça do Encontro, mesmo antes de serem concluídas, já atraem a atenção de quem transita pelo local. A certeza é de que as ocorrências de enchentes e a convivência com áreas degradas no centro da cidade, em breve, farão parte do passado. A obra, que faz parte do PAC Saneamento, além de controlar enchentes, vai dotar o município de uma nova área de lazer. Os investimentos são da ordem de R$ 96,18 milhões e o empreendimento é executado pelo Governo de Minas Gerais em parceria com o Governo Federal.

“Com as intervenções na calha, irão acabar os transtornos com as inundações, que já nos atingiram e que trouxeram enormes prejuízos. O fato de saber que não teremos mais esse problema, já traz tranquilidade e segurança para todos nós”, afirma o gerente de marketing do Shopping Betim, Henrique Fagundes. Na sua avaliação, a melhoria promete ser significativa e trazer impactos positivos no comércio do shopping e no entorno da avenida. Além dos benefícios diretos, o gerente aposta em outro ganho com a conclusão das obras na Calha do Rio Betim: o aumento no número de clientes.

Francisco Bernardoni, comerciante há 22 anos no local, também já presenciou diversos episódios de inundações na avenida, comemora a iniciativa da obra e aguarda com ansiedade o resultado, que irá melhorar a imagem do local e, consequentemente, incrementar as vendas. “Essa região está passando por uma transformação significativa com enormes benefícios para a comunidade e para nós comerciantes. A avenida vai se transformar em um local mais bonito e agradável, e isso vai trazer uma maior circulação de pessoas em busca de lazer e de compras”, aposta.

Wanderléia Barbosa, gerente de loja e moradora da avenida, também está esperançosa pelo incremento das vendas e com as melhorias na região que ela e sua família poderão usufruir. Na sua avaliação, com a revitalização dos espaços, a tendência é mais pessoas transitarem pelo local, o que já contribui para que todo comércio possa ter melhor visibilidade. Além disso, as obras serão indutoras do progresso e da melhoria dos espaços destinados ao lazer para crianças e adultos. “Estamos muito otimistas com o avanço das obras. A cidade é carente de espaços destinados às famílias e a criação do Boulevard vai ajudar a diminuir a demanda por esses espaços”, conclui.

As obras do Boulevard, na praça do Encontro, já começaram com a colocação das primeiras 35 vigas, que cobrirão o canal na junção com o córrego Areias. Para a cobertura do trecho serão utilizadas 150 vigas e três mil peças de pré-lajes. A cobertura próxima à Praça do Encontro vai dar lugar a um espaço de lazer e convivência da comunidade e um complexo com tratamento paisagístico.

Fotos: Mércia Lemos/Setop