Notícias http://setop.mg.gov.br Thu, 21 Mar 2019 06:17:35 -0300 Joomla! - Open Source Content Management - Version 2.5.14 pt-br Setop envia bueiros metálicos para recuperação da BR-460 http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2460-setop-envia-bueiros-metalicos-para-recuperacao-da-br-460 http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2460-setop-envia-bueiros-metalicos-para-recuperacao-da-br-460

A subsecretaria de Infraestrutura da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) liberou, na manhã desta segunda-feira (18/3), carregamento de 54 metros de bueiros metálicos para serem aplicados na recuperação da BR 460, no quilômetro 32, entre Jesuânia e Carmo de Minas. A obra teve início também nesta segunda-feira, pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG).

Na primeira etapa dos serviços será feita a escavação do local, para retirada da tubulação antiga, preparação da fundação e em seguida a instalação de uma nova tubulação com capacidade de atender a vazão do curso d’água. Após a instalação do bueiro, terá início a segunda etapa dos serviços com a recuperação do aterro, recomposição da base e sub-base da pista e, finalmente, a pavimentação asfáltica e pintura das faixas da pista.

Os materiais enviados pela Secretaria serão aplicados na substituição da rede danificada, tão logo sejam feitas as intervenções de engenharia preliminares.

Durante a execução dos serviços, permanecem em operação os desvios indicados pelo Departamento, desde o dia 28/2, quando a BR-460 foi interditada ao tráfego de veículos, para garantir a segurança dos motoristas, veja aqui.

A previsão é de que os serviços sejam concluídos em 30 dias consecutivos.

]]>
Notícias Wed, 20 Mar 2019 12:00:27 -0300
Centro de Controle Operacional possibilita respostas rápidas aos usuários do Sistema de Transporte Metropolitano http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2459-centro-de-controle-operacional-possibilita-respostas-rapidas-aos-usuarios-do-sistema-de-transporte-metropolitano http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2459-centro-de-controle-operacional-possibilita-respostas-rapidas-aos-usuarios-do-sistema-de-transporte-metropolitano

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) está investindo, desde o início desta gestão, na otimização e ampliação do Centro de Controle Operacional (CCO) do Sistema de Transporte Metropolitano. Instalado em uma sala especial dentro das dependências da Secretaria, o CCO recebe informações em tempo real, transmitidas por computadores de bordo instalados nos ônibus das linhas metropolitanas e pelas câmeras dos terminais.

Entre os dados obtidos estão: horários de partidas e chegadas dos ônibus metropolitanos; viagens programadas e realizadas; ocorrência de atrasos das linhas; deslocamento em tempo real dos veículos e acompanhamento dos itinerários percorridos. 

Um sistema de Circuito Fechado de Televisão envia imagens das câmeras instaladas nas estações de transferência e de alguns terminais metropolitanos para o CCO, o que contribui para a segurança dos usuários, monitoramento de evasões e de atos de vandalismo e, ainda, para o levantamento de possíveis demandas de manutenção das estações e terminais.

“Este cruzamento dos dados recebidos e das imagens do circuito de TV permite um gerenciamento remoto do Sistema de Transporte Metropolitano. Potencializar o CCO e fazer esta análise detalhada é fundamental, pois as funcionalidades ampliam a capacidade de ação da Secretaria, principalmente no que tange ao planejamento e gerenciamento”, destaca o diretor de Gestão de Contratos e Convênios do Sistema Metropolitano, Diovane de Sá Leopoldino.

Um dos grandes benefícios é o ganho de agilidade na apuração das queixas dos passageiros. Quando um usuário alega atraso de uma linha ou descumprimento do quadro de horários, a equipe da Setop verifica no sistema todas as informações e confere se a programação foi ou não cumprida.

“Antes demorávamos até uma semana para responder às queixas simples dos usuários. Agora, dependendo da situação, conseguimos ver tudo pelo CCO e responder em um prazo que varia entre seis a 24 horas”, explica Leopoldino. Em caso de confirmação das irregularidades, as informações são repassadas à Diretoria de Fiscalização do DEER.

A prioridade agora é que esses e outros dados da operação sejam mais utilizados por técnicos da Setop, de forma a gerar melhorias diretas para o usuário do transporte metropolitano.

Benefícios para usuários
Uma vez que as empresas também possuem acesso ao sistema, é possível oferecer respostas mais rápidas aos usuários inclusive em casos de imprevistos no dia a dia da operação, como, por exemplo, problemas mecânicos em veículos, necessidade de viagem extra ou até mesmo interrupções no trânsito. Com o auxílio do CCO, as empresas podem intervir imediatamente, seja enviando ônibus para substituição ou desviando os veículos para rotas em que o tráfego esteja fluindo.

As informações também auxiliam nas ações de planejamento do Sistema de Transporte Metropolitano. Por meio da análise dos dados gerados, técnicos da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas podem avaliar a necessidade de adequações nas linhas, como por exemplo alterações nos quadros de horários.

“A ideia é que, nos próximos meses, algumas informações monitoradas pelo CCO sejam disponibilizadas para todos na internet. Os cidadãos poderão acompanhar informações gerais do funcionamento do Sistema de Transporte Metropolitano, como cumprimento dos quadros de horários e pontualidade de partida das linhas administradas pelos consórcios”, finaliza o diretor de Gestão de Contratos e Convênios do Sistema Metropolitano, Diovane de Sá Leopoldino.

]]>
Notícias Mon, 18 Mar 2019 09:29:03 -0300
Governador acompanha trabalho da Secretaria de Transportes http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2457-governador-acompanha-trabalho-da-secretaria-de-transportes http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2457-governador-acompanha-trabalho-da-secretaria-de-transportes

O governador Romeu Zema cumpriu, nesta terça-feira (12/3), agenda de trabalho na Secretaria de Transportes e Obras Públicas, na Cidade Administrativa. Ele tem adotado essa praxe para acompanhar in loco o trabalho das secretarias. Zema se reuniu com o secretário Marco Aurélio Barcelos e o diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER), Fabrício Torres Sampaio, gestores e servidores. Essa foi a primeira visita de um governador do Estado à estrutura da pasta na nova sede do governo.

Romeu Zema conversou com os servidores e conheceu o trabalho e a estrutura da secretaria, como a sala de monitoramento do transporte metropolitano. O governador ressaltou aos servidores o esforço da nova gestão estadual em reorganizar as finanças do Estado para resgatar o crescimento econômico de Minas, que também passa pela retomada de obras paralisadas por gestões anteriores. Entre as prioridades estão os estudos para a implementação dos hospitais regionais e a criação de um plano de concessões e parcerias no Estado.

“Fui eleito governador sem prometer nenhuma obra, acho que é uma coisa meio inédita. Até porque nós temos diversas obras paralisadas no estado, vamos levar alguns mandatos para concluí-las, a maioria, em médio e longo prazo. Então é um absurdo, nesse cenário, falar em iniciar novas obras”, afirmou.

Para retomar o caminho do crescimento, Zema destacou algumas das ações já implementadas pelo seu governo, como o corte de gastos com o custeio das secretarias, a regularização dos repasses aos municípios e outras medidas de austeridade, além do trabalho para que Minas Gerais integre o Plano de Recuperação Fiscal do Governo Federal.

“Estamos no caminho da solução. Somente com essas medidas vamos ter um Estado viável, com condições de voltar a respirar. Temos que aproveitar a boa estrutura técnica e humana disponível”, finalizou o governador ao conversar com os funcionários.

O secretário de Transportes, Marco Aurélio Barcelos, valorizou a visita do governador à pasta para conhecer os projetos. Entre as principais ações da área, segundo ele, estão os trabalhos e estudos para a retomada das obras dos hospitais regionais e o plano de concessões “para que se traga investimentos para o Estado para melhorar as condições das nossas rodovias”.

Esses investimentos, segundo Barcelos, trarão mais expectativas de desenvolvimento. “Temos uma agenda prospectiva. Sabemos da contenção de gastos, mas temos que olhar para o desenvolvimento econômico. Se por um lado a gente enfrenta uma realidade severa, do outro a gente tem grandes expectativas de sairmos dessa situação”, afirmou.

Fonte: Agência Minas
Foto: Marco Evangelista/Imprensa MG

]]>
Notícias Tue, 12 Mar 2019 12:18:02 -0300
DEER/MG publica resultado da licitação para o Aeroporto do Vale do Aço http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2456-deer-mg-publica-resultado-da-licitacao-para-o-aeroporto-do-vale-do-aco http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2456-deer-mg-publica-resultado-da-licitacao-para-o-aeroporto-do-vale-do-aco

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) publicou, na edição desta terça-feira (12/03) do Diário Oficial Minas Gerais, a homologação do resultado da licitação para contratação da empresa que executará os serviços de reparos na pista de pousos e decolagens e pátio de aeronaves do Aeroporto Regional do Vale do Aço.

A EMPAV - Empreendimentos e Pavimentação Ltda venceu a licitação com o preço final de R$ 320.626,20 para execução da obra, no prazo de 30 dias consecutivos. A previsão é de que a assinatura do contrato e a ordem de início dos serviços ocorram na próxima semana, após a conclusão de todos os trâmites legais.

A ata da reunião elaborada pela comissão permanente de licitação, bem como o aviso da homologação estão disponíveis no site do Departamento em www.deer.mg.gov.br/transparencia/licitacoes/cartas-convite-em-andamento/1503-licitacoes/convite-2019/1476-edital-001-19.

Participaram desta licitação duas empresas de engenharia que protocolaram propostas no DEER/MG, em atendimento à Carta Convite 001/2019.

]]>
Notícias Tue, 12 Mar 2019 11:22:08 -0300
Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas visita Ipatinga e Governador Valadares http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2455-secretario-de-estado-de-transportes-e-obras-publicas-visita-ipatinga-e-governador-valadares http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2455-secretario-de-estado-de-transportes-e-obras-publicas-visita-ipatinga-e-governador-valadares

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Marco Aurélio Barcelos, esteve, nesta quinta-feira (28/2), em visita às cidades de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, e Ipatinga, no Vale do Aço, onde cumpriu intensa agenda de trabalho.

Pela manhã, Barcelos se reuniu com o procurador Bruno José Nunes, em Ipatinga, para falar sobre os esforços empenhados pelo Governo de Minas Gerais para a restauração das condições operacionais da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Regional do Vale do Aço. Importante ressaltar que, tão logo a decisão da companhia aérea Azul - de paralisação das atividades no local - foi comunicada à Setop, providências imediatas foram tomadas, incluindo visitas técnicas ao sítio aeroportuário e o diálogo com a Azul, com a administradora do aeroporto, bem como com lideranças locais.

Rapidamente foram levantados os serviços necessários para a restauração da pista e, em virtude disso, a Secretaria, por meio do DEER/MG, publicou no dia 26/2 edital para que empresas interessadas apresentassem proposta, em licitação na modalidade Carta Convite. As propostas serão apresentadas na próxima sexta-feira (8/3), na sede do Departamento em Belo Horizonte. Concluído o processo licitatório, a previsão é de que a Ordem de Início dos serviços seja dada imediatamente.

Após a realização das obras emergenciais, o aeroporto contará com outro importante ganho: a parceria estabelecida entre o Governo de Minas Gerais e o Governo Federal para a recuperação definitiva da pista, por meio de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) – no valor de R$12,5 milhões. O anúncio foi feito no dia 20/2 pelo governador Romeu Zema, pelo secretário Marco Aurélio Barcelos e pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Hospital Regional de Valadares

Já na parte da tarde, o secretário Marco Aurélio Barcelos fez visita às obras do Hospital Regional de Governador Valadares, que estão paralisadas desde o governo anterior. No local, ele se encontrou com o prefeito de Governador Valadares, André Luiz Merlo, e seus secretários de Saúde, Fazenda e Obras e Serviços Urbanos, além do Deputado Federal Hercílio Coelho Diniz e outras lideranças locais.

O empreendimento, que está com cerca de 70% das obras concluídas, é uma importante demanda da região. “Estamos estudando o melhor meio de estabelecer parcerias com a iniciativa privada, para em um curto espaço de tempo conseguir resolver esta situação”, afirmou Barcelos.

Para tanto, o secretário anunciou que a Setop vai publicar, em breve, chamamento público para que parceiros privados possam apresentar ideias e soluções para o hospital. O objetivo é, a partir destas proposições, ter um modelo fechado em alguns meses para licitação e, assim, possibilitar a conclusão das obras.

Barcelos destacou, ainda, a criação, pelo Governo do Estado, de um Grupo de Trabalho com membros da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), em 14 de fevereiro. O objetivo do grupo é fazer estudos e propor medidas para colocar em funcionamento estes hospitais, nos termos da Resolução 6640/2019.

“Enxergamos com bons olhos e até com muita expectativa essa iniciativa do Governo do Estado, de vir até aqui. No que depender da prefeitura, estamos dispostos a dar toda a contribuição necessária a este processo de retomada da obra, que vai beneficiar quem mais precisa: a nossa população”, afirmou o prefeito de Governador Valadares, André Merlo.

Vice-Governador

Após a visita ao Hospital Regional, Barcelos seguiu para agendas com o Vice-Governador Paulo Brant, em Ipatinga. Os dois estiveram na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (ACIAPI) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), onde ouviram os empresários da região.

Na sequência, o Vice-Governador e o secretário estiveram na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) no município, onde se encontraram com dezenas de prefeitos do Vale do Aço, ouviram suas ponderações e falaram sobre pautas positivas para a região.

]]>
Notícias Fri, 01 Mar 2019 07:46:26 -0300
Setop faz trabalho pioneiro de logística para funcionamento das linhas metropolitanas durante o Carnaval http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2454-Setop-faz-trabalho-pioneiro-de-logistica-para-linhas-metropolitanas-para-o-Carnaval http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2454-Setop-faz-trabalho-pioneiro-de-logistica-para-linhas-metropolitanas-para-o-Carnaval

Em virtude do Carnaval 2019 e da consolidação da festa belo-horizontina, que está cada vez mais movimentada, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) fez um trabalho pioneiro com as linhas do Sistema de Transporte Metropolitano, que tiveram seus itinerários alterados e pensados exclusivamente com foco no conforto e na segurança do usuário. Agora, o cidadão poderá consultar todas as mudanças com antecedência e se programar para curtir a folia. 

“Fizemos um extenso levantamento, em conjunto com as equipes que acompanharam a operação Carnaval no ano passado e também com a BHTrans, que resultou em um trabalho minucioso de logística das linhas metropolitanas. Queremos atender o usuário da melhor maneira possível”, explica a superintendente de Transporte Intermunicipal e Metropolitano da Setop, Maria Luiza Machado Monteiro.

No sábado (2/3), por exemplo, em razão do desfile do Bloco Então Brilha, que começa sua concentração ainda na madrugada, ocorrerão desvios específicos na região das 23h59 da sexta-feira (1/3) até as 23h59 de sábado. Vale destacar que, em função do grande fluxo em toda a região durante o bloco, haverá o fechamento de todas as estações no local (Oiapoque; Espírito Santo; Tupinambás; Bernardo Monteiro e Aarão Reis) também até as 23h59.

Nos demais dias de Carnaval, as rotas serão as definidas para todo o período e as estações Oiapoque, Espirito Santo, Tupinambás e Bernardo Monteiro operarão. A estação Aarão Reis ficará fechada durante todo o período, voltando a operar às 4h da quarta-feira de Cinzas (6/3). (Confira todas as alterações e desvios ao final da matéria)

Durante todos os dias, a turma do “Posso ajudar?” estará em locais específicos e de grande circulação para oferecer informação aos usuários. Além disso, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros Metropolitano (Sintram) vai espalhar cartazes informativos pelas estações e fará atendimento ao usuário pelo telefone (31) 3516-6000 durante o feriado.

Outra alternativa para o usuário é a utilização do aplicativo Moovit, disponível para iOs, Android e Windows Phone. Por lá, as informações sobre o transporte metropolitano também estarão atualizadas de acordo com a logística da Setop.

Quarta-feira de Cinzas

Uma importante novidade pensada para o usuário do Sistema de Transporte Metropolitano é a elaboração de um quadro de horários específico para a quarta-feira de Cinzas. “O que se usava antes era um quadro de dia atípico durante toda a quarta-feira. Este ano, aumentaremos a circulação das linhas a partir das 10h, quando muitas pessoas já estão se deslocando para o trabalho”, reforça Maria Luiza.

Estações fechadas

Linhas que acessam BH via Av. Cristiano Machado - A estação Silviano Brandão estará fechada durante o sábado de Carnaval.

Linhas que acessam BH via Av. Antônio Carlos - As estações Hospital Belo Horizonte, IAPI, Hospital Odilon Behrens e SENAI estarão fechadas durante o sábado de Carnaval.

Confira todos desvios e alterações de itinerário do Sistema de Transporte Metropolitano neste link

]]>
Transporte Metropolitano Mon, 25 Feb 2019 07:25:38 -0300
DEER indica rotas alternativas para restrição de circulação na BR-356 http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2453-deer-indica-rotas-alternativas-para-restricao-de-circulacao-na-br-356 http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2453-deer-indica-rotas-alternativas-para-restricao-de-circulacao-na-br-356

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) indica as rotas alternativas de tráfego, devido à restrição de circulação no trecho da BR-356, entre os quilômetros 35 e 41, em função do acionamento do Plano de Ação de emergência em Barragens de Mineração (PAEBM), das barragens Vargem Grande (Nova Lima), Forquilhas I, II, III e Grupo (Ouro Preto) da Vale.

As rotas alternativas atendem ao tráfego de veículos leves, de carga e ônibus.

VEÍCULOS LEVES (Automóveis e Utilitários)

SENTIDO BELO HORIZONTE – ITABIRITO

OPÇÃO A - Pegar saída do bairro Belvedere para MG-030, sentido Nova Lima e Rio Acima, continuar sentido Itabirito, em via sem pavimentação, até chegada na BR-356.

OPÇÃO B - Seguir a BR-040, sentido Rio de Janeiro, até próximo a Congonhas, e acessar a saída para Ouro Branco pela MG-443. Seguir até a comunidade de Lobo Leite e depois acessar a MG-030, sentido Itabirito, em via sem pavimentação.

OPÇÃO C - Seguir a BR-040, sentido Rio de Janeiro, até próximo a Congonhas, e acessar a saída para Ouro Branco pela MG-443. Seguir até Ouro Branco e acessar a MG-129 para Ouro Preto, até chegada na BR-356.

SENTIDO ITABIRITO – BELO HORIZONTE

OPÇÃO A - Na BR-356, no bloqueio da PMMG, virar à direita, seguindo o acesso a MG-030, em via sem pavimentação, continuar sentido Rio Acima, Nova Lima e Belo Horizonte.

OPÇÃO B – Na BR-356 em Itabirito, seguir até a comunidade Lobo Leite, acessar a MG-030, via sem pavimentação, sentido Ouro Branco, acessar a MG-443, sentido Congonhas, até a saída para BR-040.

VEÍCULOS DE CARGA

O DEER/MG alerta aos motoristas de veículos de grande porte e pesados, que na MG-030, na ponte da área central de Rio Acima, há restrição de peso para veículos com PBT superior a 8 toneladas e, ao longo do trecho, existe uma outra ponte limitada a 12 toneladas e um pontilhão com apenas 3,0 metros de altura e 4,3 metros de largura.

A passagem de veículos pesados neste seguimento coloca em risco a estrutura das edificações e a vida do próprio motorista. Frisamos ainda, que é proibido a circulação de veículos de grande porte na rodovia MG-129 – trecho Ouro Branco/Ouro Preto.

SENTIDO BELO HORIZONTE – ITABIRITO

OPÇÃO ÚNICA – Seguir pela BR-381, sentido Vitória. Entrar no trevo para Barão de Cocais, seguir pela MG-129 até Ouro Preto e depois acessar a BR-356, sentido Itabirito.

SENTIDO OURO PRETO – BELO HORIZONTE

OPÇÃO ÚNICA – Seguir pela BR-356 sentido Mariana, continuar em direção a Barão de Cocais pela MG-129 e, por fim, acessar a BR-381, sentido Belo Horizonte.

ÔNIBUS

SENTIDO BELO HORIZONTE – OURO PRETO

OPÇÃO A – Seguir a BR-040, sentido Rio de Janeiro, até próximo a Congonhas, e acessar a saída para Ouro Branco pela MG-443. Seguir até Ouro Branco e acessar a MG-129 para Ouro Preto.

OPÇÃO B – Seguir pela BR-381, sentido Vitória. Entrar no trevo para Barão de Cocais, seguir pela MG-129 até Ouro Preto e depois acessar a BR-356 sentido Itabirito.

SENTIDO OURO PRETO – BELO HORIZONTE

OPÇÃO A – Seguir pela BR-356, sentido Ouro Preto, ir pela alça externa da rodovia até Saramenha, entrar à direita na MG-129, sentido Ouro Branco, acessar a MG-443, sentido Congonhas, e seguir até a BR-040, em direção a Belo Horizonte.

OPÇÃO B – Seguir pela BR-356 sentido Mariana. Continuar em direção a Barão de Cocais pela MG-129 e por fim acessar a BR-381, sentido Belo Horizonte.

]]>
Notícias Fri, 22 Feb 2019 12:35:18 -0300
Itinerários de linhas metropolitanas serão alterados durante desfile da Banda Mole http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2452-Itinerarios-de-linhas-metropolitanas-serao-alterados-durante-desfile-da-Banda%20Mole http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2452-Itinerarios-de-linhas-metropolitanas-serao-alterados-durante-desfile-da-Banda%20Mole

Em virtude do tradicional desfile pré-carnavalesco da Banda Mole, que há 44 anos leva a sua festa para a avenida Afonso Pena, a Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) informa que as linhas do Sistema de Transporte Metropolitano terão alterações de itinerário na área do evento. Neste sábado (23/2), a partir das 13h, quando começa o desfile, até às 4h de domingo (24/2), a avenida Afonso Pena estará fechada entre a rua da Bahia e a Guajajaras, nos dois sentidos. O desvio adotado será o mesmo utilizado durante a Feira de Artesanato aos domingos. As linhas irão operar com o desvio abaixo:

Sentido Mangabeiras:
(...), Av. Afonso Pena, Rua da Bahia, Rua dos Timbiras, Av. Afonso Pena, (...)
PONTOS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE:
- Rua da Bahia, 910 (entre Av. Afonso Pena e Rua dos Goitacazes);
- Rua dos Timbiras, 1351 (entre Av. João Pinheiro e Rua Sergipe).

Sentido Rodoviária:
(...), Av. Afonso Pena, Av. Carandaí, Alameda Ezequiel Dias, Av. dos Andradas, (...)
PONTOS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE:
- Alameda Ezequiel dias, 275 (entre Av. Professor Alfredo Balena e Av. Vereador Álvaro Celso);
- Av. dos Andradas, 615 (entre Rua Aquiles Lobo e Rua Aarão Reis);
- Av. dos Andradas, 391 (Praça da Estação);
- Rua dos Guaicurus, 244 (entre Rua da Bahia e Rua Espírito Santo).

]]>
Transporte Metropolitano Thu, 21 Feb 2019 12:27:20 -0300
Reunião Gerencial do DEER/MG apresenta coordenadores regionais do Departamento http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2451-reuniao-gerencial-do-deer-mg-apresenta-coordenadores-regionais-do-departamento http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2451-reuniao-gerencial-do-deer-mg-apresenta-coordenadores-regionais-do-departamento

Na manhã desta segunda-feira (18/2) o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, esteve presente na abertura da primeira Reunião Gerencial do DEER/MG - gestão 2019-2022, na sede do DEER. O evento teve como objetivo apresentar e nortear as ações que serão desenvolvidas pelo Departamento nos próximos anos.

Participaram do encontro o diretor-geral do DEER/MG, Fabrício Torres Sampaio, o subsecretário de Regulação de Transportes da Setop, Diogo Prosdocimi, o subsecretário de Infraestrutura Breno Longobucco, além dos diretores setoriais, coordenadores regionais, gerentes, assessores e demais colaboradores do Departamento.

Em sua fala, Barcelos destacou que, diante da escassez de recursos, a atual gestão exigirá criatividade, planejamento, racionalização e transparência no modo de trabalhar e deixou uma mensagem de compromisso para todos os servidores. “Aceitei esse desafio não porque eu tenha vinculação com esse ou com aquele partido, mas porque eu tenho a vinculação com um discurso, que é o discurso de revolucionar a gestão pública no Brasil”.

O diretor-geral do DEER, Fabrício Torres Sampaio, desejou boas-vindas a todos e ressaltou que este será um momento de esclarecimento sobre os aspectos técnicos do dia a dia das Coordenadorias. “Todas as dúvidas poderão ser sanadas pelos diretores aqui presentes, que farão uma breve apresentação de como será o desempenho de cada área neste Governo”, explicou.

A reunião gerencial do DEER continuou na parte da tarde na segunda-feira e também na manhã desta terça-feira (19/2) abrangendo diversas áreas, como: fiscalização rodoviária; fiscalização de obras; manutenção rodoviária; gestão de contratos; projetos de engenharia; obras de edificações; planejamento, gestão e finanças; recursos humanos; concessões; auditoria; licitações e compras; contratos e convênios; meio ambiente; entre outros.

Foto: Mário Chrispim-DEER/MG

]]>
Notícias Tue, 19 Feb 2019 07:07:29 -0300
Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas participa de evento em Brasília http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2450-secretario-de-estado-de-transportes-e-obras-publicas-participa-de-evento-em-brasilia http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2450-secretario-de-estado-de-transportes-e-obras-publicas-participa-de-evento-em-brasilia

Crédito: Filipe Cardoso e Wendel Lopes

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, participou, nesta quarta-feira (13/2), do Seminário de Abertura do Ano de 2019, realizado pelo Grupo VOTO em parceria com o Financial Times. O evento aconteceu em Brasília e reuniu alguns dos principais líderes políticos e empresariais do Brasil, com o objetivo de debater propostas e mobilizar protagonistas da sociedade em torno de uma agenda de ações e reformas.

Marco Aurélio Barcelos participou do segundo painel do seminário, cujo tema foi “Privatizações, empresas estatais e competitividade do Estado brasileiro”. Junto dele estavam o secretário-geral da Secretaria de Desestatização, Salim Mattar, o presidente da Dana, Raul Germany, e o presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura (Ibeji), Augusto del Pozzo. O painel foi mediado pela jornalista Soraia Hanna, coordenadora editorial da VOTO.

Comentando as privatizações das rodovias em Minas Gerais, Barcelos adiantou que pretende lançar um programa disruptivo e preciso de concessões. “O Estado não pode esconder as suas ineficiências. Não há serviço público de graça”, disse. “Precisamos dar uma guinada no país, aprimorando a gestão pública com segurança jurídica e ordenamento. Conferir à nação o que mais importa: desenvolvimento econômico e social”, completou.

Após a participação no evento, o secretário Marco Aurélio Barcelos e o subsecretário de Regulação de Transportes da Setop, Diogo Prosdocimi, seguiram para outras duas agendas: no Ministério da Infraestrutura, reuniram-se com o diretor de Estruturação e Articulação de Parcerias, Fábio Carvalho; e, no Ministério da Economia, foi feita reunião com o secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura, Diogo Mac Cord de Faria, e com o coordenador-geral de Mobilidade Urbana e Equipamentos Sociais, Edson Silveira Sobrinho.

Foto: Filipe Cardoso e Wendel Lopes

]]>
Notícias Thu, 14 Feb 2019 11:37:04 -0200
Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas participa de reunião na Sociedade Mineira de Engenheiros http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2449-secretario-de-estado-de-transportes-e-obras-publicas-participa-de-reuniao-na-sociedade-mineira-de-engenheiros http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2449-secretario-de-estado-de-transportes-e-obras-publicas-participa-de-reuniao-na-sociedade-mineira-de-engenheiros

O Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, esteve, nesta quinta-feira (31/1), na sede da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME), onde se reuniu com diretoria e associados da entidade para tratar de temas pertinentes à infraestrutura e mobilidade urbana.

Durante a reunião, o Secretário pontuou os desafios em um cenário de alto déficit nas contas do Estado, mas ressaltou que a Setop está fazendo um extenso mapeamento de demandas, obras em curso e paralisadas, para atuar de forma precisa. “As políticas de atuação da Secretaria já estão sendo definidas. E, de posse deste levantamento, vamos criar uma metodologia de abordagem, de enfrentamento de todas as ações, que terão priorização e acompanhamento regular”, disse.

“Vamos instituir na Setop talvez um dos mais organizados escritórios de projetos do Estado, com condições de monitorar todas as ações e demandas em tempo real". Além disso, o trabalho já segue ritmo intensivo para entender o porquê de algumas ações e políticas não andarem, e o que é necessário fazer para garantir efetividade. “Temos que ter uma ideia cristalina do próprio desempenho da secretaria”, completou.

Outro ponto destacado por Barcelos foi a alta capacidade técnica da equipe montada na Secretaria. “Buscamos a prata da casa, valorizando os servidores de carreira e também os EPPGGs (Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental). Teremos predominância da técnica nas decisões que vamos adotar”, pontuou.

Marco Aurélio Barcelos – que exercia o cargo de Secretário de Articulação para Investimentos e Parcerias na Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República – falou ainda sobre o fortalecimento de programas de concessões e parcerias público-privadas no Estado.

“Estamos construindo um programa de concessões de rodovias, queremos resgatar essa política. Será um programa preciso, como todos os outros que faremos”, enfatizou. “É um contexto de escassez, de redução de custos. Teremos que reavaliar e priorizar investimentos. Mas, se é verdade que vai nos faltar dinheiro, por outro lado não pode e não vai nos faltar criatividade. Temos que viabilizar soluções que permitam maior aproveitamento desses recursos, sem estagnar investimentos e muito menos paralisar a infraestrutura do Estado”, finalizou.

O presidente da SME, Ronaldo Gusmão, agradeceu a presença do Secretário e colocou a entidade à disposição da Setop. “A nossa Comissão Técnica de Transportes trabalhou, por seis meses, na elaboração de um plano de mobilidade para a RMBH, o qual temos o prazer de entregar ao Secretário em mãos hoje. Estamos à disposição para colaborar e dialogar com a Secretaria”, destacou.

Também estiveram presentes na reunião o diretor geral do DEER/MG, Fabrício Sampaio, o subsecretário de Regulação de Transportes da Setop, Diogo Prosdocimi, o subsecretário de Infraestrutura, Breno Longobucco, e o Superintendente de Coordenação Técnica da Secretaria, Matheus Novais.

 

]]>
Notícias Fri, 01 Feb 2019 15:09:27 -0200
MG App ganha ferramenta para consulta de linhas de transporte e registro de ocorrências http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2448-mg-app-ganha-ferramenta-para-consulta-de-linhas-de-transporte-e-registro-de-ocorrências http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2448-mg-app-ganha-ferramenta-para-consulta-de-linhas-de-transporte-e-registro-de-ocorrências

banner MGapp 600px

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), em parceria com a Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) e o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), acrescentou novos serviços ao aplicativo MG App nesta quinta-feira (31/1). Agora, o cidadão também pode acessar o aplicativo para consultar o itinerário, quadro de horários e valores das passagens das linhas que integarm o sistema intermunicipal e metropolitano de transporte.

A consulta via MG App pode ser feita pelo número, nome ou origem/destino da linha. De acordo com o diretor Central de Gestão dos Canais de Atendimento Eletrônico, Damião Rocha, as novas funcionalidades do MG App agregam ainda mais comodidade à vida do cidadão, que passa a ter acesso fácil a informações importantes para o seu dia o dia, seja no deslocamento para o trabalho ou para qualquer outro destino.

Além disso, a nova atualização do MG App traz a possibilidade de registar ocorrências referentes às rodovias e ao transporte intermunicipal ou metropolitano, incluindo o táxi metropolitano, em qualquer local e horário, sem que seja preciso acessar um computador.

"Para o Governo do Estado é imprescindível que o usuário tenha acesso às informações sobre os serviços de transporte público. Todo o trabalho desenvolvido nesse sentido merece apoio e divulgação porque reduz o custo de informação - que é presente para o usuário. Além disso, com os dados sempre à mão, o usuário contribui averiguando o cumprimento de quadro de horários e itinerários, e reportando inconformidades. Essas ações contribuem para o fortalecimento do sistema de transporte, tanto em qualidade como em eficiência econômica”, destacou o subsecretário de Regulação de Transportes, Diogo Prosdocimi.

Neste primeiro momento, as novas funcionalidades estão disponíveis para celulares que usam o sistema Android e, em breve, serão disponibilizadas também no iOS.

Confira a lista de ocorrências que poderão ser abertas para cada caso:

- Rodovias: buracos na pista, capina, faixa de domínio (invasão), limpeza de placas sinalização/dispositivos de drenagem/bueiros, redutor eletrônico de velocidade/radar, roçada, sinalização horizontal, sinalização vertical, outros.

- Transporte Metropolitano: descumprimento de itinerário, descumprimento de quadro de horário, descumprimento de ponto de embarque/desembarque, estado de conservação do veículo, excesso de velocidade/imprudência, recusa de passageiros, relacionamento usuário/operador, superlotação do veículo, outros.

- Transporte Intermunicipal: bilhetagem de passagem, conservação/conforto/higiene, defeito mecânico/cinto de segurança/falta de combustível, descumprimento de quadro de horário, gratuidade, relacionamento usuário/operador, superlotação do veículo, veículo sem auxiliar de bordo, outros.

- Táxi metropolitano: aumento de itinerário, cobrança abusiva, comportamento inadequado do condutor, má condução do veículo, má conservação do veículo, recusa de viagem, outros.

MG App

O aplicativo já disponibiliza serviços online da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran), além de permitir acesso a endereços, telefones e horário de atendimento das principais unidades de prestação de serviços, como delegacias e escolas.

Com 400 mil downloads e 362.000 usuários cadastrados, o MG App é um aplicativo inédito e gratuito, lançado pelo Governo de Minas Gerais com o objetivo de facilitar o acesso a informações e serviços estaduais e facilitar a resolução de problemas e a busca por informações, de forma simples, rápida e moderna em celulares e outros dispositivos móveis.

 

 

 

]]>
Notícias Fri, 01 Feb 2019 14:11:58 -0200
Ônibus metropolitano terá reajuste médio de 6,40% a partir deste sábado dia 29/12 http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2447-onibus-metropolitano-tera-reajuste-medio-de-6-40-a-partir-deste-sabado-dia-29-12 http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2447-onibus-metropolitano-tera-reajuste-medio-de-6-40-a-partir-deste-sabado-dia-29-12

As tarifas do sistema de transporte coletivo metropolitano de Belo Horizonte, incluindo o MOVE Metropolitano, terão novos valores a partir de zero hora do próximo sábado, dia 29 de dezembro de 2018. A resolução que autoriza o reajuste será publicada no Minas Gerais desta sexta-feira, dia 28 de dezembro. O reajuste médio foi de 6,40% e o valor da tarifa preponderante vai de R$ 5,00 para R$ 5,35, abrangendo 220 linhas. A menor tarifa foi de R$ 3,35 para R$ 3,60, para 33 linhas, e a maior tarifa, de R$ 46,20 para R$ 49,05, que é a linha Betim/aeroporto de Confins, via aeroporto da Pampulha.

As tarifas do sistema de transporte metropolitano, gerenciado pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop-MG), são reajustadas anualmente em conformidade com o artigo 5º dos contratos de concessão assinados em março de 2008 pelo executivo estadual. Na composição do reajuste (linkar metodologia), os custos variáveis, que incluem combustível, lubrificantes, peças e acessórios, entre outros, representaram 41,30%, enquanto os custos fixos (despesas de pessoal de operação, depreciação e remuneração do veículo, custo do sistema de bilhetagem eletrônica, entre outros) foi de 40,30%. Desde o reajuste de 2017, o sistema de transporte metropolitano não inclui o custo referente ao cobrador.

O sistema metropolitano de transporte coletivo por ônibus tem 657 linhas em operação na RMBH, conta com uma frota de 2640 veículos, que transporta uma média mensal de 19 milhões de passageiros. Mais de 87% dos usuários do sistema de transporte metropolitano fazem uso do cartão. Todas as linhas comerciais têm bilhetagem eletrônica. O valor do troco máximo permanece de R$50,00 até 31 de dezembro de 2019.

No que se referem aos créditos do Cartão Ótimo adquiridos até 01 de janeiro de 2019, eles são deduzidos com o valor das passagens em vigor na data da recarga e têm validade de 30 dias a contar da data do reajuste tarifário. Outras informações sobre o cartão ótimo podem ser obtidas pelo telefone (31) 3516-6000 ou em www.otimoonline.com.br.

 Tabela de reajuste (tarifa e número das linhas): arquivo PDF

]]>
Transporte Metropolitano Thu, 27 Dec 2018 16:00:49 -0200
Novas tarifas do transporte intermunicipal entram em vigor dia 29/12 http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2446-novas-tarifas-do-transporte-intermunicipal-entram-em-vigor-dia-29-12 http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2446-novas-tarifas-do-transporte-intermunicipal-entram-em-vigor-dia-29-12

 Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) autorizou, por meio de Resolução a ser publicada no Minas Gerais desta sexta-feira, dia 28 de dezembro de 2018, o reajuste médio de 6,78% no valor das passagens do transporte intermunicipal, ou seja, para os ônibus que circulam entre a capital e as cidades do interior, assim como entre essas cidades. Os novos valores das passagens, que não incluem taxas de embarque em rodoviárias, entram em vigor a partir da zero hora do sábado (29/12).

Com a entrada em vigor da nova tabela, a tarifa de menor valor passou para R$ 3,20, de Sete Lagoas / Prudente de Morais, por exemplo, e o maior valor, para R$ 274,40, de Uberlândia / Juiz de Fora. O valor da passagem de Belo Horizonte / Ouro Preto foi para R$ 32,05; de Belo Horizonte / Montes Claros, R$ 139,40 e de Belo Horizonte / Divinópolis, R$ 40,00.

O reajuste anual, previsto no contrato de concessão para a prestação do serviço de transporte coletivo intermunicipal de passageiros, visa à correção da defasagem dos valores das tarifas ocorridos nos últimos doze meses, considerando a variação dos preços dos insumos, tais como combustíveis, peças de reposição, manutenção, depreciação do veículo, tributos, remuneração da mão de obra, entre outros. As que tiveram maior impacto foram: despesa de pessoal, manutenção da frota e óleo diesel, apesar da desoneração do ICMS concedida pelo governo de Minas Gerais a partir de julho de 2017.

Importante lembrar que os valores da tabela constante na Resolução são tarifas-teto, pois desde julho de 2017 as concessionárias que prestam serviço de transporte coletivo rodoviário intermunicipal estão autorizadas a adotar tarifas promocionais em horários específicos, não sendo obrigatória a oferta da promoção em todas as poltronas de uma mesma viagem. Nos bilhetes de passagens adquiridos na promoção devem constar a inscrição “Tarifa Promocional”.

O Sistema Intermunicipal de Transporte de Passageiros conta com uma frota 4.553 veículos registrados que atende a uma média mensal de 5,6 milhões de passageiros.

]]>
Transporte Intermunicipal Thu, 27 Dec 2018 14:30:02 -0200
Novos radares nas rodovias estaduais a partir de 01 de janeiro http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2445-novos-radares-nas-rodovias-estaduais-a-partir-de-01-de-janeiro http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2445-novos-radares-nas-rodovias-estaduais-a-partir-de-01-de-janeiro

Na próxima terça-feira (01/01), o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) colocará em funcionamento definitivo mais seis radares fixos para controle de velocidade nas rodovias mineiras.

Os equipamentos, que operam em modo educativo desde 25 de dezembro, foram instalados na BR-356, quilômetros 3,1, 3,7 e 5,2, em Belo Horizonte; MG-050, quilômetro 84,3, em Itaúna; BR-491, quilômetro 36,8, em Monte Santo de Minas e MGC-122, quilômetro 159, em Janaúba.

Todos os trechos foram sinalizados com placas de velocidade máxima permitida, variando entre 40 e 60 km/h. Os veículos que excederem os limites estabelecidos serão autuados.

O DEER/MG disponibiliza a relação completa, incluindo a localização e a velocidade máxima permitida, dos 459 radares fixos em operação no link http://www.deer.mg.gov.br/transportes/localizacao-de-radares

O controle eletrônico de velocidade tem como principal objetivo garantir a segurança dos usuários que transitam pelas rodovias. Independentemente do funcionamento dos radares, o respeito aos limites de velocidade, à sinalização e às leis de trânsito é o que garantem viagens mais seguras a todos.

]]>
Radares Thu, 27 Dec 2018 13:00:09 -0200
DEER/MG restringe tráfego de veículos de grande porte nos feriados de fim de ano http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2444-deer-mg-restringe-trafego-de-veiculos-de-grande-porte-nos-feriados-de-fim-de-ano http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2444-deer-mg-restringe-trafego-de-veiculos-de-grande-porte-nos-feriados-de-fim-de-ano

A circulação dos veículos de grande porte será proibida em rodovias de pista simples sob responsabilidade do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), no dia 25/12 (terça-feira) de 14h às 22h e no dia 01/01/2019 (terça-feira) de 14h às 22h.

O objetivo é reduzir o tráfego desses tipos de veículos, nos períodos em que há maior movimento de viajantes, garantindo mais segurança nas rodovias.

A restrição, determinada pela Portaria nº 3672, de 17/01/2018, vale para veículos de carga tipo bitrens, treminhões e rodotrens (com mais de duas unidades, sendo uma tratora e as demais tracionadas e comprimento entre 19,80 e 30 metros); cegonheiras (com duas unidades e média de 22,40 metros de comprimento); cargas indivisíveis (que excedam as medidas regulamentadas) e, ainda, veículos com até duas unidades, acima de 2,60 metros de largura ou mais de 4,40 metros de altura ou acima de 18,60 metros de comprimento, mesmo que estejam vazios ou tenham a Autorização Especial de Trânsito (AET).

Caso algum motorista seja abordado realizando deslocamentos com os veículos impedidos de circular, o infrator fica sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (art. 187-I, da Lei Federal nº 9.503, de 1997), o que significará a perda de quatro pontos na carteira, multa de R$ 130,16 e retenção do veículo até o término do horário de restrição.

]]>
Notícias Fri, 21 Dec 2018 12:55:42 -0200
Governo inaugura rodovia entre Virgem da Lapa e Ijicatu http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2443-governo-inaugura-rodovia-entre-virgem-da-lapa-e-ijicatu http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2443-governo-inaugura-rodovia-entre-virgem-da-lapa-e-ijicatu

O Governo de Minas Gerais inaugurou nesta quinta-feira (20/12) em Lelivéldia, distrito de Berilo, Território Médio e Baixo Jequitinhonha, as obras de melhoramento e pavimentação de 41 quilômetros nas rodovias MGC-367, MG-114 e LMG-677, que ligam a cidade de Virgem da Lapa ao distrito de Ijicatu, no município de José Gonçalves de Minas. Também foram realizadas obras de reforço e alargamento da ponte sobre o córrego Virgem da Lapa. A obra, reivindicação histórica da região, é fruto de uma das demandas atendidas pelos Fóruns Regionais de Governo e teve investimento de R$ 63,9 milhões.

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares, destacou o esforço do governo para realizar a obra – reivindicada há tempos pela população. “Inicialmente, nós não tínhamos dinheiro para essa obra, mas conseguimos colocá-la em nosso plano de ações. É uma obra muito importante, que liga as regiões do Jequitinhonha. O governo deve compartilhar o poder com o povo, o governo é para ajudar as pessoas”, afirmou.

O empreendimento, que permite a ligação entre o Sudeste e o Sul da Bahia, contemplou também as travessias urbanas da Comunidade do Cravo e de Lelivéldia, interseções para Berilo/BR-367, para a cidade de Coronel Murta e interseção de acesso à Usina Hidrelétrica de Irapé.

O secretário de Estado de Cidades e de Integração Regional, Carlos Murta, reforçou a importância histórica para a região. “Nós sonhávamos com essa obra. O governador Fernando Pimentel adotou o Vale do Jequitinhonha, trazendo esperança, melhorias e obras. Ele começou a desbravar a região e descobrir as necessidades ouvindo a população”, disse.

O deputado estadual Doutor Jean Freire também ressaltou a importância da presença do governo na região. “Este foi, na história, o governo mais presente no Vale do Jequitinhonha. Já fui impedido de chegar a Belo Horizonte por causa da estrada. Só quem é daqui sabe o valor dessa obra, que nos impedia de nos deslocarmos”.

Representando os moradores da região, Bernadete Viana Cesário lembrou que a obra é demanda antiga, de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

“Aqui em Leliveldia nós estávamos esquecidos, mas vocês enxergaram a gente como pessoas. Tivemos tantos políticos e o nosso asfalto ficou aí, sem movimento, esquecido. Mas agora a obra está aqui e valoriza muito o Vale do Jequitinhonha”, reforçou.

O diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER), Davidsson Canesso, também participou da cerimônia.

Infraestrutura
O melhoramento e pavimentação dos trechos das rodovias permitirão maior agilidade e mais segurança no escoamento da produção da região do Jequitinhonha e do Sul da Bahia. A rodovia também permitirá o acesso aos principais centros urbanos da região, o que facilitará os traslados de ambulâncias com pacientes para as cidades com hospitais, o tráfego de ônibus escolares, municipais, estaduais e interestaduais.

A economia da região é voltada para o extrativismo vegetal (eucalipto) e mineral (granito e feldspato), além da safra frutífera (banana). Com as melhorias, 31 municípios, onde vivem 455 mil habitantes, serão beneficiados com melhoria na infraestrutura. A ideia é que, a longo prazo, o comércio da região também seja incrementado por meio da atração de novas industrias para a região.

Fonte: Agência Minas
Fotos: Gil Leonardi/Imprensa MG

]]>
Rodovias Thu, 20 Dec 2018 12:23:57 -0200
Alterações em linhas intermunicipais: prazo para impugnação termina dia 26/12 http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2442-alteracoes-em-linhas-intermunicipais-prazo-para-impugnacao-termina-dia-26-12 http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2442-alteracoes-em-linhas-intermunicipais-prazo-para-impugnacao-termina-dia-26-12

Termina no próximo dia 26 de dezembro o prazo para os usuários e/ou quaisquer interessados que não concordarem com as alterações de horários, alterações de frequência, paralisação temporária de serviço e implantação de serviço no padrão convencional propostas para linhas intermunicipais realizadas pela Subsecretaria de Regulação de Transportes, apresentarem impugnação, por escrito e fundamentada, no protocolo geral do edifício Gerais, 1º andar – Cidade Administrativa ou na unidade do UAI - Praça 7, ambos em Belo Horizonte.

As alterações propostas são as seguintes:

Montes Claros/Espinosa - partida de Montes Claros - cancelamento dos horários de 11h e 14h30min; alteração da frequência do horário de 09h de domingo para o mesmo horário diário; implantação do horário de 13h45min diário.
Partida de Espinosa - cancelamento do horário de 14h e implantação do horário de 13h diário.

Patos de Minas/Guimarânia; Cruzeiro da Fortaleza/Guimarânia - paralisação temporária do serviço por 360 dias.

Ouro Preto/Caratinga - partida de Ouro Preto – alteração da frequência dos horários de 05h30min de segunda a sexta-feira e feriado para o mesmo horário de segunda a sexta-feira, de 06h30min de sábado e domingo para o mesmo horário aos sábados, domingos e feriados.

Ponte do Zinco/Itajubá - partida de Ponte do Zinco – cancelamento do horário de 15h40min; alteração da frequência do horário de 09h10min de segunda-feira e sábado para o mesmo horário de segunda-feira; implantação do horário de 15h20min de segunda-feira.
Partida de Itajubá – alteração da frequência do horário de 08h15min, 14h45min de segunda-feira e sábado para o mesmo horário de segunda-feira. Serviço vai operar somente na segunda semana de cada mês.

Wenceslau Braz/Itajubá – partida de Wenceslau Braz – alteração da frequência dos horários de 09h20min, 15h30min de terça a sexta-feira para o mesmo horário de segunda-feira a sábado.
Partida de Itajubá - alterar da frequência dos horários de 08h15min, 14h45min de terça a sexta-feira para o mesmo horário de segunda-feira a sábado, 18h25min diário para o mesmo horário de domingo a sexta-feira.

Boa Esperança/Formiga, via Cristais - partida de Boa Esperança – alteração da frequência do horário de 15h15min de segunda a sexta-feira, domingo e feriado para o mesmo horário aos domingos, de 16h aos sábados para o mesmo horário de segunda-feira a sábado e feriado.
Partida de Formiga - alteração da frequência do horário de 16h45min diário para o mesmo horário de segunda a sexta-feira; implantação do horário de 17h aos sábados, domingos e feriados.

Boa Esperança/Campo Belo - partida de Boa Esperança – cancelamento do horário de 18h e implantação do horário de 18h15min de segunda a sexta-feira, domingo e feriado.

Ibertioga/Santana do Garambéu - partida de Ibertioga – cancelamento dos horários de 08h30min, 12h30min, 14h30min, alteração da frequência do horário de 16h30min de segunda a sexta-feira para o mesmo horário às segundas e sextas-feiras.
Partida de Santana do Garambéu - cancelamento dos horários de 09h30min, 13h, 15h30min; alteração da frequência do horário de 06h15min de segunda a sexta-feira para o mesmo horário às segundas e sextas-feiras.

Itajubá/Mogiano - partida de Itajubá - cancelamento dos horários de 08h30min, 11h, 16h; implantação do horário de 17h às sextas-feiras.
Partida de Mogiano - cancelamento dos horários de 12h, 16h30min; alteração da frequência do horário de 06h de segunda-feira a sábado para o mesmo horário de sexta-feira. Serviço vai operar somente na segunda sexta-feira de cada mês (ida e volta).

Itajubá/Barra – implantação do serviço no padrão convencional, com pontos de seção intermediários Ponte Santo Antônio = Itajubá, Bigua = Delfim Moreira nos seguintes horários - partida de Itajubá – 08h30min aos domingos e feriados, 11h e 17h de segunda-feira a sábado.
Partida de Barra – 06h30min e 12h30min de segunda-feira a sábado, 17h aos domingos e feriados.

Os avisos foram publicados no Minas Gerais, edição do dia 15 de dezembro de 2018, na página 33 do Diário do Executivo.

]]>
Transporte Intermunicipal Wed, 19 Dec 2018 09:04:09 -0200
Inaugurado o contorno viário de Itapecerica http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2441-inaugurado-o-contorno-viario-de-itapecerica http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2441-inaugurado-o-contorno-viario-de-itapecerica

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e do Departamento de Edificações e de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (Deer/MG), entregou à população de Itapecerica, no último dia 13 de dezembro, as obras de implantação e pavimentação do contorno viário da cidade, com 3,5 quilômetros de extensão, ligando as rodovias MG-164 e MG-260.

A obra, com investimento de R$ 16,9 milhões, proporciona à população de Itapecerica e aos motoristas que trafegam pelo local mais segurança no trânsito, facilita o escoamento da produção industrial e agropecuária do município, além de contribuir para a preservação do patrimônio histórico da cidade na medida em que retira da área central da cidade, principalmente das proximidades do largo de São Francisco, o tráfego de veículos pesados.

Desde de 2015, o governo de Minas Gerais investiu, por meio do DEER/MG, R$ 2,5 bilhões em obras nas rodovias mineiras.

Fotos: Wellington Vieira/DestakNews
]]>
Rodovias Tue, 18 Dec 2018 10:26:49 -0200
Concessionária inicia atendimento aos usuários da BR-135 http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2440-concessionaria-inicia-atendimento-aos-usuarios-da-br-135 http://setop.mg.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2440-concessionaria-inicia-atendimento-aos-usuarios-da-br-135

A Eco135 iniciou nesta segunda-feira (17/12) os serviços de atendimento aos usuários dos 363,95 quilômetros concessionados nas rodovias BR-135 (Montes Claros a São José da Lagoa), MG-231 (Cordisburgo a Paraopeba) e LMG-754 (Curvelo a Cordisburgo. São oferecidos gratuitamente os serviços de socorro mecânico, remoção de veículos e atendimento pré-hospitalar, que poderão ser solicitados pelo telefone 0800 0135 135.

O atendimento aos usuários que circulam diariamente em mais de 30 mil veículos no trecho concedido, está sendo feito por mais de 100 profissionais e 14 veículos operacionais, sendo 5 guinchos, 5 ambulâncias, 2 para inspeções de tráfego, além de um veículo para apreensão de animais e um para combate a incêndios próximos à via. Todos esses recursos são administrados a partir do Centro de Controle Operacional (CCO), localizado em Curvelo, que monitora as condições das rodovias 24 horas por dia.

A Eco135, empresa do grupo Ecorodovias, vencedora do processo licitatório Concorrência Pública Internacional 06/2017, para concessão de trechos da BR-135, MG-231 e LMG 754 por 30 anos, investirá recursos da ordem de R$ 1,36 bilhão nos primeiros cinco anos de contrato. Entre as intervenções obrigatórias previstas estão a duplicação de 136,35 quilômetros da BR-135, do entroncamento com BR-040 até Corinto, e de Bocaiúva a Montes Claros; a implantação do contorno de Cordisburgo; de 125,5 quilômetros de acostamento; de 110 quilômetros de faixas adicionais, de 6,05 quilômetros de vias laterais, além de 40 melhorias de interseções. Também estão previstas outras 120 melhorias em acessos às rodovias; bem como a implantação de 14 passarelas para pedestres.

A concessionária antecipou a implantação do serviço de atendimento ao usuário em relação ao prazo estipulado no contrato, que era a partir de zero hora do dia 31 de dezembro de 2018.

Fotos: Concessionária Eco135

]]>
Rodovias Mon, 17 Dec 2018 14:27:44 -0200