A partir desta terça-feira (15/04), serão iniciadas as obras de construção do Terminal Metropolitano da avenida Bernardo Monteiro, entre as avenidas Francisco Sales e Andradas, em continuidade à implantação do Sistema de Transporte Coletivo MOVE de Belo Horizonte.

Com a interdição parcial da pista na avenida Bernardo Monteiro, em função das obras, haverá alterações do tráfego local e os pontos de embarque e desembarque das linhas metropolitanas que se dirigem a área hospitalar serão direcionados para a avenida dos Andradas e para a rua Ceará.

Terminais metropolitanos

O Terminal Bernardo Monteiro integra o Programa de Terminais Metropolitanos que o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), está implantando na Região Metropolitana de Belo Horizonte com o objetivo de racionalizar o transporte coletivo de passageiros.

Este terminal é um dos três localizados na região central da capital e que vai receber os ônibus do MOVE Metropolitano destinados à área hospitalar, originados dos terminais Vilarinho, São Benedito, Justinópolis e Morro Alto. Futuramente também receberá ônibus dos terminais de Sarzedo e Ibirité.

A previsão é de que o Terminal Bernardo Monteiro, quando estiver concluído, receba cerca de quatro linhas troncais e uma média de 40 veículos e de 3.800 passageiros no horário de pico. A operação do terminal deverá começar em 2015.

Durante o período de obra, as linhas operarão na avenida dos Andradas e na rua Ceará, provisoriamente, para onde serão deslocadas as linhas metropolitanas.

Desvios

O trânsito será monitorado pela BHTrans, que vai orientar os motoristas sobre as condições de circulação. Os veículos particulares, que utilizavam a avenida Bernardo Monteiro para acesso à avenida dos Andradas, partindo das avenidas Professor Alfredo Balena e Francisco Sales, deverão seguir pelas avenidas Francisco Sales e dos Andradas.

No sentido avenida Bernardo Monteiro para retorno na avenida dos Andradas, os veículos particulares deverão seguir pela avenida dos Andradas sentido Bairro, rua Ceará, avenida Professor Alfredo Balena, avenida Bernardo Monteiro, avenida Francisco Sales e avenida dos Andradas sentido Centro.

Para vinte e quatro linhas metropolitanas, os pontos de embarque e desembarque serão alterados, conforme a tabela abaixo.

Foto: Bernadete Amado