Tomou posse nesta segunda-feira, 07, o novo secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fabrício Torres Sampaio, após ser nomeado pelo governador Alberto Pinto Coelho, no último sábado (05). Sampaio substituirá o deputado federal Carlos Melles. Na Setop, Sampaio ocupava o cargo de secretário-adjunto desde 2011, e continuará, também, como presidente da Metrominas – Trem Metropolitano de Belo Horizonte S.A.

“Hoje é com grande alegria que ocupo, neste Governo, o honroso cargo de Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas. Considero, não apenas um desafio a vencer, mas principalmente, o orgulho de um coroamento de uma carreira e uma homenagem do nosso Governador a todos que aqui trabalham“, disse o novo secretário.

O secretário Sampaio encerrou dizendo que “com o apoio da família de transportes e obras públicas, contribuiremos para que o Governo atinja as metas que estão propostas até o final deste ano, colaborando para melhores condições de vida população de Minas Gerais”.

Para o deputado federal Carlos Melles, ex-secretário de Transportes e Obras Públicas, que conduziu a Setop desde janeiro de 2011, ao falar durante a transmissão do cargo, agradeceu pelo companheirismo de toda a equipe da área de transportes e obras públicas, "onde temos grande profissionais atuando, tanto no DER, DEOP, Setop e Metrominas. É um agradecimento pela troca de experiências e, certamente, saio muito melhor do que há três anos, quando aqui entrei. Tenho a certeza que o Governador escolheu muito bem meu sucessor e que esta Secretaria continuará sendo referência de Gestão”, finalizou Melles.

Carreira

Formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fabrício Sampaio possui especializações em pavimentação rodoviária, conservação rodoviária e dimensionamento de pavimentos, sendo as duas últimas realizadas na França e Inglaterra, respectivamente.

Funcionário de carreira do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), iniciou seus trabalhos profissionais no órgão em 1972 e além do cargo de engenheiro, foi chefe dos Escritórios Especiais de Obras de Teófilo Otoni e Belo Horizonte, quando foi responsável pela coordenação das obras de construção das Vias Expressas Leste-Oeste e a rodovia MG 424. Foi, ainda, chefe da Assessoria de Planejamento e Coordenação, assessor técnico do diretor-geral, vice-diretor-geral e diretor de Operação de Vias.

Ocupou o cargo de subsecretário de Transportes da Setop e os cargos de secretário-adjunto e secretário de Estado da Secretaria Extraordinária de Assuntos Especiais e também o de diretor técnico da Companhia de Distritos Industriais.

Foto: Mércia Lemos