O governador Fernando Pimentel entregou oficialmente nesta segunda-feira (25/9) as obras de recuperação e reforço estrutural da Ponte Caio Olindo de Miranda, na cidade de Almenara, no Território Médio e Baixo Jequitinhonha. As intervenções demandaram investimento de R$ 7,3 milhões por parte do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG).

Lembrando que a ponte tem relevância não só para a comunidade local, mas para toda a região de Almenara, Fernando Pimentel disse que, mesmo diante da crise, o governo vem realizando entregas. “Não é simplesmente uma ponte. É uma ligação muito importante para a região toda. Sem ela, ficamos sem um eixo de crescimento econômico importante para a região. Enquanto outros estados estão mergulhados em dificuldades quase intransponíveis, com colapso nos serviços públicos como saúde, educação e segurança, em Minas Gerais, com a mesma situação financeira e orçamentária, nós estamos enfrentando a crise e sabendo vencê-la com aquilo que os mineiros sabem fazer melhor: o trabalho.

As intervenções na ponte, construída sobre o Rio Jequitinhonha, localizada próximo à entrada da cidade e via de acesso de bairros periféricos ao centro de Almenara, trazem mais segurança aos moradores que utilizam o local, onde o fluxo de carros e pedestres é intenso. Em janeiro de 2015, um acidente envolvendo duas carretas, com carga acima da capacidade permitida, causou danos na ponte. Com os investimentos, os pilares foram reforçados e a estrutura ganhou mais robustez, propiciando o aumento de capacidade da ponte de 24 toneladas para 45 toneladas. Ela é estratégica para mobilidade da população e para o transporte de mercadorias, pois é saída para várias cidades e faz conexão com a BR-367 e a BR-116 (Rio/Bahia). O volume de tráfego é de 700 veículos/dia, em média.

O prefeito de Almenara, Ademir Costa Gobira, destacou a importância das obras para a comunidade local e demais municípios do entorno. “Este é um momento ímpar para quem passou pelo drama da interdição da ponte. Essa ponte permite o abastecimento da cidade, a integração de Almenara com outros municípios”, afirmou o prefeito.

O deputado estadual Jean Freire, que representou a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, lembrou que a reforma é fruto da postura do atual governo de manter o diálogo com os mineiros.

Durante a cerimônia, Fernando Pimentel assinou dois despachos determinando que a Secretaria de Estado de Educação (SEE) adote as providências necessárias para as obras de reforma e ampliação da Escola Estadual Professor Manoel da Rocha Pinto, no município de Jordânia e a reforma da Escola Estadual Tancredo Neves, em Almenara.

almenara-03

Presenças
Também participaram da cerimônia o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares, o representante regional do DEER-MG, Vinícius Gatti Queiroga; o deputado federal Leonardo Monteiro, o deputado estadual Gustavo Santana; o secretário executivo do Fórum Regional Território Médio e Baixo Jequitinhonha, Dalmo Gonçalves Costa; o secretário executivo do Território Alto Jequitinhonha, Raniene José da Silva; a superintendente regional de Ensino, Juliane Vieira; além de estudantes, prefeitos, vereadores e outras autoridades.

Fonte: Agência Minas
Fotos: Arquivo DEER e Omar Freire - Imprensa MG