O governador Fernando Pimentel inaugurou nesta sexta-feira  (02/09), o Terminal Metropolitano São Benedito, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com o investimento total de R$ 25,69 milhões, as novas instalações, que entram em operação no sábado (03/09), garantem maior qualidade e conforto na integração para uma média de 36 mil passageiros que embarcam e desembarcam diariamente no Terminal.

O governador chegou para a inauguração em um ônibus do Move. Ele estava acompanhado dos secretários de Estado Murilo Valadares (Transporte e Obras Públicas), Odair Cunha (Governo), Sérgio Menezes (Segurança Pública), Miguel Corrêa (Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e Fábio Cherem (Extraordinário de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais), além de integrantes da Comissão de Usuários do Sistema de Transporte  Metropolitano de Santa Luzia.

O subsecretário de Regulação de Transportes da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, Renato Guimarães Ribeiro, explicou que o terminal do Move é o primeiro definitivo em Santa Luzia. “Estamos dando um grande salto de qualidade com a transferência dos usuários de transporte coletivo para o novo terminal. Havia um terminal provisório construído na gestão anterior e concluímos esse novo terminal, que começa a funcionar amanhã a partir das 4h, trazendo maior conforto aos usuários”, afirmou. “É um ganho de conforto muito grande, com lojas, banheiros, acesso adequado a cadeirantes e uma estrutura muito melhor para transferência e transbordo”, completou Ribeiro.

São 24 linhas de ônibus que operam no local, sendo cinco linhas troncais do Move Metropolitano, que fazem o percurso entre o Terminal em Santa Luzia e Belo Horizonte, e 19 linhas alimentadoras, que fazem o trajeto Bairro/Terminal Metropolitano/Bairro.

O novo terminal é composto por quatro plataformas (duas para linhas alimentadoras e duas para linhas troncais), prédio de dois pavimentos para apoio operacional, infraestrutura para lojas, salas de administração, sanitários públicos, além de espaço amplo com assentos para usuários, bicicletário e guaritas. A área total é de 51,19 mil metros quadrados, sendo 9,45 mil metros quadrados de área construída coberta.

Fotos:
Manuel Marques - Imprensa MG