Antiga reivindicação da população, as obras de melhoramento e pavimentação da LMG-754, no trecho entre Curvelo e Cordisburgo, com extensão de 40,25 quilômetros, e de implantação e pavimentação em pista dupla da avenida Brasil, em Curvelo, com 2,7 quilômetros, avançam para a fase final. A previsão é de que o empreendimento seja concluído nos primeiros meses de 2017.

Nas pistas de rolamento quase todos os serviços de terraplanagem foram concluídos e os trabalhos agora se concentram na execução da pavimentação. Das cinco pontes previstas no projeto engenharia, quatro já estão recebendo os acabamentos finais, sendo duas sobre o Riacho Fundo, uma sobre o Ribeirão Maquiné e outra sobre o Córrego Quintino Vargas.

A maior das estruturas, com 180 metros de extensão e 12 metros de largura, passará sobre o Ribeirão do Onça e a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), próximo à cidade de Cordisburgo. Neste caso, 100% da infraestrutura (fundação) está concluída, 60% da mesoestutura (pilares e vigas) finalizados e 30% da superestrutura (tabuleiros) também estão prontos.

O Governo de Minas Gerais está investindo R$ 56,7 milhões para a conclusão das obras. O compromisso de retomar e concluir as obras da LMG-754 e da avenida Brasil foi assumido pelo governador Fernando Pimentel na solenidade de lançamento do Fórum Regional de Governo Território Central, na cidade de Curvelo, em agosto de 2015.

As obras, depois de concluídas, vão beneficiar aproximadamente 88 mil pessoas residentes nos dois municípios com melhores condições de tráfego entre Curvelo e Cordisburgo, além de reduzir a distância entre a região Central e a Capital.

lmg754-011