As obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni entram em nova fase com a instalação da cobertura do prédio. São 22 mil metros quadrados de estrutura, composta de telhas metálicas comuns e telhas sanduíches. Essa fase deverá ser concluída até o mês de julho, antecipando a programação prevista para dezembro de 2016. O Governo de Minas Gerais investe mais de 105 milhões de reais no empreendimento que será referência na assistência à saúde no município e na região do Vale do Mucuri.

Os serviços de alvenaria e estrutura de concreto já estão finalizados. O revestimento da fachada atingiu o percentual de 60% de serviços realizados e a pintura externa 40%. Em outra frente de serviço, trabalhadores executam as obras do reservatório de reuso, que vão permitir o aproveitamento de água, uma vez que o projeto contempla a questão da sustentabilidade.

A instalação de Dry Wall (paredes internas) nas alas dos leitos de internação também já começou. Mais de 20% dos serviços já foram executados.

Depois de concluído, o hospital irá disponibilizar 427 leitos e toda uma cadeia de equipamentos e espaços que irão garantir seu adequado funcionamento. A edificação está definida para abrigar os setores de internação, apoio ao diagnóstico e a terapia, centro cirúrgico e obstétrico, UTI com agência transfuncional e laboratório de emergência, serviço de apoio ao diagnostico e tratamento, pronto socorro, além de áreas destinadas a outros serviços como: farmácias, lavanderia, oficina, vestiários para funcionários e outras dependências.

O hospital regional vai contar também com 380 vagas de estacionamento e há previsão de construção de heliponto para agilizar o atendimento de urgência e emergência. A unidade será dotada de geradores para suprir a falta de energia e possui, ainda, uma central de GLP, gases medicinais e ar comprimido.

A estimativa é de que o Hospital Regional de Teófilo Otoni, após concluído, beneficie com assistência médica especializada próximo à localidade onde reside cerca de 1,2 milhão de pacientes provenientes de 86 cidades da região.

Fotos: Tiago Silva | DEOP-MG