As obras de ampliação da calha do Rio Betim, no município de mesmo nome, território metropolitano, prosseguem na fase de concretagem de lajes e escavação do canal em dois locais do boulevard. Nesta semana, houve a detonação de mais uma rocha no fundo do canal. Com investimentos da ordem de R$ 96,18 milhões, o empreendimento, iniciado em agosto de 2015, parte do PAC Drenagem, vai promover o controle de enchentes e dotar o município de nova área de lazer.

Vigas e pré-lajes

A fabricação de vigas pré-moldadas e pré-lajes para as obras da Calha do Rio Betim já começou. As peças serão usadas na cobertura de um trecho do rio onde será construído um boulevard, com amplo espaço de lazer, totalmente arborizado na Praça do Encontro, em frente ao viaduto do Lapinha.

Para a construção do boulevard serão utilizadas 150 vigas de 17 a 32 metros de comprimento, cujo peso varia entre 18 a 25 toneladas. As vigas estão sendo fabricadas no município de Pedro Leopoldo e serão transportadas uma a uma até o local de instalação, com previsão de início de instalação no próximo mês.

A fabricação das pré-lajes também já começou. No total serão cerca de três mil peças que vão compor uma das fases estruturantes da cobertura do boulevard. Primeiro, são lançadas as vigas, depois, as pré-lajes e por último, a concretagem final.

No pátio da fábrica são liberadas cerca de duas vigas por dia, sendo que cada viga está pronta para ser içada e transportada para estocagem, em média, dois dias após o início de sua fabricação. O tempo é suficiente para que o concreto utilizado adquira a resistência necessária para o seu uso.

Fotos: Acervo Setop / Mércia Lemos