Sobre a matéria publicada pelo UOL, no dia 28 de setembro, segunda-feira passada: “Fotógrafo registra degradação da escola pública em Belo Horizonte”, que traz um relato sobre o ensaio "Educação para Todos", do fotógrafo mineiro Guilherme Bergamini, fazemos as seguintes considerações:

• Sobre as fotografias, que são reveladoras de um tempo, não cabem senões. Conforme a própria matéria informa, o profissional registrou a deterioração da Escola Estadual Pandiá Calógeras, no bairro Santo Agostinho, região nobre de Belo Horizonte, entre março e maio de 2014.

• A gravidade está no fato de que a matéria não teve o cuidado de mostrar para o internauta que a realidade no tempo presente é outra;

• Isso nos permite cravar, sem medo de cometer injustiças, que a reportagem enveredou pelo erro mais comum do jornalismo atual: subtrair a reflexão e privilegiar apenas um ponto de vista, falseando a realidade;

• Não nos cabe retrucar as aspas publicadas pela reportagem. Mas dar credibilidade a elas, sem fazer o contraponto, só empobrece o texto e o seu destaque;

• A Escola Estadual Pandiá Calógeras está em obras e a realidade hoje é outra. As imagens atuais não trazem mais as evidências do estágio de degradação que o fotógrafo encontrou na Escola entre março e maio de 2014. O que, por sinal, só realça a gravidade do instante então retratado e faz do prêmio merecido.

Entendemos, porém, que os leitores de Uol devem ser confrontados com a realidade. Por isso fizemos um pequeno mural das fotos tiradas na manhã de hoje, 30 de setembro, na Escola. A reflexão, para nós, interessa. E o lema “Pátria Educadora” faz sentido para o atual governo de Minas Gerais.

Por fim, se a fotografia do senhor Bergamini retrata o passado, a da fotógrafa Mércia Lemos, desta assessoria, mostra o presente. E também o futuro para um governo que sabe aprender com o passado.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais.

Escola Pandiá Calógeras

Fotos: Mércia Lemos