Para garantir melhores condições de vida e saúde à população de Betim, está sendo recuperada e ampliada a calha do Rio Betim, em um trecho de aproximadamente 2,2 quilômetros, tendo como principal objetivo a redução de pontos de enchentes, inundações e alagamentos. A obra segue em ritmo acelerado e nesta quarta-feira (23/09) houve a detonação de uma rocha de granito no leito do rio, que corta o centro da cidade.

Iniciada em agosto deste ano, com conclusão prevista para outubro de 2016, a recuperação e ampliação da calha do Rio Betim, que fazem parte do PAC Saneamento, vai dotar o município de uma nova área de lazer. Será criado um boulevard onde hoje existe a praça do Encontro. A área sobre o rio Betim e Riacho das Areias será coberta, gramada e arborizada.

Com investimentos da ordem de R$ 96,18 milhões, a obra é uma parceria do governo federal com o governo do Estado de Minas e tem o apoio institucional da Prefeitura de Betim. Desde o início da execução do projeto, a Prefeitura acompanhou as etapas do licenciamento ambiental e, com as obras em andamento, tem colocado à disposição do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop), órgão gestor da obra, sua estrutura operacional de engenharia de tráfego e de comunicação social para realizar as alterações no trânsito e informar a população sobre as mudanças necessárias durante as obras.

Foto: Mércia Lemos