O jornal Hoje em Dia, na edição desta quinta-feira, 27 de agosto, publicou a matéria “Move sem Conexão” onde um fato curioso ocorreu. O periódico, presente a uma reunião na sede da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), entre prefeitos e técnicos da área de transporte do governo estadual, cravou uma afirmação contrária aos fatos: “A principal queixa é que eles (os prefeitos) estão sendo excluídos dos debates sobre o transporte público promovidos pelo governo de Minas e a prefeitura da capital”.

Ora, o objetivo da reunião era exatamente o de dar continuidade a um diálogo permanente, existente desde os primeiros dias de 2015, entre o governo de Minas Gerais e prefeitos, vereadores e usuários do transporte coletivo da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Ainda que os prefeitos falassem do passado, ou seja, da atitude do governo de Minas até o fim de 2014 para com prefeitos e usuários do transporte metropolitano, o texto da reportagem vai em sentido contrário, e retrata o passado como se fosse o presente. Uma canelada feia na verdade dos fatos.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Transportes e Obras Públicas sabia que a reunião era fechada, por isso não convidou a imprensa a comparecer. Mas respeitou o aviso de pauta da Associação.

A reportagem do Hoje em Dia apenas mostra que parte da imprensa nem sempre consegue ser um canal isento para que a população tenha acesso a informações responsáveis e condizentes com a realidade.

O cidadão merece respeito sim. E a informação isenta é uma atitude respeitosa. Como o diálogo que o governo de Minas Gerais mantém, hoje, com executivos, legislativos e usuários das cidades atendidas pelo transporte coletivo metropolitano. O sistema, aliás, é resultado de anos de ausência de participação dos interessados. E é por ele ser ruim mesmo que a Secretaria de Transportes trabalha para mudá-lo.

Como outros veículos atenderam ao aviso de pauta da Granbel e fizeram a cobertura do evento, esta assessoria, em respeito à pluralidade de informação, sugere abaixo duas matérias, em áudio e vídeo, que contradizem a matéria do Hoje em Dia. Contra os fatos, é certo, não há mesmo argumentos.