As obras do terminal do sistema MOVE Metropolitano na área hospitalar de Belo Horizonte, que envolvem recursos de R$ 10,4 milhões obtidos de financiamento junto ao Banco do Brasil, foram paralisadas em novembro do ano e seu empenho suspenso pela administração do governo estadual cujo mandato expirou em 31 de dezembro de 2014.

A regularização da situação só deverá acontecer após a definição do orçamento de 2015, que se encontra em tramitação no legislativo estadual. No momento, o Governo de Minas Gerais está realizando um amplo levantamento da situação administrativa e financeira do estado, o que inclui ações relativas às áreas de transportes e obras públicas.

A expectativa inicial era de que a obra estivesse concluída em dezembro de 2014. Enquanto o terminal Bernardo Monteiro não fica pronto as linhas troncais e os passageiros dos terminais São Gabriel, Vilarinho e Morro Alto e das estações provisórias de São Benedito e Justinópolis param em pontos na área hospitalar.

Terminal

O projeto do terminal Bernardo Monteiro prevê a construção da estação de embarque e desembarque de passageiros e de um prédio de apoio, com o objetivo da melhoria das condições de circulação, conforto, segurança, qualidade da paisagem, requalificação dos equipamentos e melhoria das condições ambientais.

No trecho da avenida Bernardo Monteiro haverá a inversão da circulação, passando a operar pela direita (mão francesa). O acesso e a chegada das linhas troncais será feito pela avenida dos Andradas. As plataformas de embarque e desembarque irão operar no canteiro central com disposição de baías para receber ônibus do tipo padron e articulado.

Circulação de veículos

O acesso pela avenida Francisco Sales será fechado e deverá ser permitida apenas a circulação de pedestres. O acesso pela rua Domingos Vieira permanecerá liberado, porém receberá medidas de moderação de tráfego “Traffic Calming” para veículos, priorizando a circulação de pedestres.

Os projetos de paisagismo e urbanismo prevê a requalificação das calçadas no entorno da Estação. Visando a integração de modais, será instalado um bicicletário em cada extremidade do terminal.

Durante a obra somente será permitida a circulação de veículos particulares na avenida Bernardo Monteiro para se ter acesso às garagens localizadas na via ou aos veículos de entrega de mercadorias nos estabelecimentos comerciais. O acesso aos estacionamentos localizados na área também serão permitidos.

Download layout Bernardo Monteiro

Enviar para impressão