Dilvulgação/DER

Divulgação/DER

Os foliões que pretendem deixar Belo Horizonte neste feriado de Carnaval receberão dicas e informações sobre comportamento seguro no trânsito da equipe de Educação para o Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais – DER/MG. Nesta sexta-feira (13/02) uma blitz educativa será montada na BR-356, próximo ao BH Shopping, uma das principais saídas da capital.

Durante a ação educativa, técnicos e educadores da Gerência de Educação para o Trânsito vão distribuir folhetos e orientar condutores e passageiros sobre transporte adequado de crianças; riscos de aliar bebida alcoólica com direção; a importância do uso de cinto de segurança; os perigos do excesso de velocidade, entre outras dicas.

"O Carnaval é um dos feriados onde ocorre o maior número de mortes nas estradas, o que contrasta com a alegria e folia desta festa tradicionalmente brasileira.

O fluxo de veículo nas vias costuma aumentar em torno de 30% e a grande maioria dos acidentes acontece em função do comportamento dos motoristas que dirigem com excesso de velocidade, efetuam ultrapassagem em local proibido, ingerem álcool e conduzem os veículos cansados”, destaca Rosely Fantoni, chefe da Gerência de Educação para o Trânsito do DER-MG.

Para chamar a atenção dos motoristas e animar as abordagens, a blitz vai contar com a presença da Corte Momesca de Belo Horizonte. O comando educativo é realizado todos os anos e desta vez conta com as parcerias da Polícia Militar Rodoviária, Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), Hemominas, Guarda Municipal, BHTrans, Belotur e Sest/Senat.

Interior de Minas

As blitze educativas não ficam restritas apenas a capital mineira. Elas serão realizadas também nas estradas supervisionadas por cada uma das 40 Coordenadorias Regionais do DER/MG que se encontram no interior de Minas.

Ao estender as blitze por todas as regiões do estado, o Departamento tem como meta conscientizar o maior número possível de motoristas que estejam saindo para viajar no período. “Existem pequenas cidades de Minas, que durante o carnaval a população quase dobra.

Há também aqueles foliões que saem para se divertir nas cidades circunvizinhas e neste caso vale o alerta: bebida e volante são duas coisas que não combinam”, conclui Rosely Fantoni.