Neste sábado (29/03), o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, e o secretário Extraordinário para Coordenação de Investimentos, Fuad Noman anunciaram obras de infraestrutura para Itabira e região. Durante o evento, foi inaugurado o trecho do Proacesso, Bom Jesus do Amparo – Ipoema, com 20,5 quilômetros, que vai beneficiar cerca de 10 mil habitantes. A obra foi executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG), com investimento de R$ 7 milhões.

Além da inauguração, o Governo de Minas autorizou a realização dos estudos de viabilidade do aeroporto de Itabira/São Gonçalo do Rio Abaixo, executados pelo Departamento de Obras Públicas (DEOP-MG).

De acordo com o secretário Carlos Melles, o Governo de Minas está reafirmando os compromissos que vão trazer mais desenvolvimento para Itabira e região. “Aqui, os programas do governo estão presentes. Além do Proacesso, temos o Caminhos de Minas, o ProMG, o Promunicípio e, em breve, o Proaero com o aeroporto que irá atender toda esta região e fomentar ainda mais o desenvolvimento econômico, visto que Itabira possui o oitavo maior Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais, e turístico. O aeroporto irá virar realidade”, destacou.

Outro anúncio foi a ordem de início para execução do projeto de engenharia do trecho Ipoema - Senhora Carmo, com 14,3 quilômetros, que faz parte do Caminhos de Minas e vai contemplar, na região Central, a pavimentação de 60 trechos e beneficiar 3,6 milhões de mineiros. Todo o programa prevê a implantação de cerca de oito mil quilômetros de rodovias, distribuídos por 247, beneficiando 307 municípios e 7,3 milhões de mineiros, com R$ 3,35 bilhões assegurados para a primeira etapa.

“Itabira é uma cidade importante, com forte economia, e o Governo de Minas está presente para trazer obras, investimentos, acesso e melhoria. Estas obras e o aeroporto irão alavancar ainda mais a região. Nos últimos anos foram pavimentados mais de seis mil quilômetros de estradas em toda Minas Gerais. É no município que acontecem as políticas públicas”, falou o secretário Extraordinário para Coordenação de Investimentos, Fuad Noman.

O trecho liga Bom Jesus do Amparo a Ipoema, com 20,5 quilômetros de extensão

Reinício

Também foi autorizado o reinício das obras do trecho de 20,5 quilômetros, que liga Itabira – Itambé do Mato Dentro, atendendo a uma antiga reivindicação da população. O trecho pertence ao Proacesso e contou com investimentos de cerca de R$ 9 milhões.

Para o prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena, as conquistas são em conjunto entre governo, prefeitura e população. “Todos esses anúncios vão beneficiar um município importante para Minas Gerais, que é Itabira. Usamos o Governo de Minas como modelo e esta parceria tem nos ajudado a alavancar a região. É um governo que está presente na área do transporte, mobilidade, saúde, educação, entre outras”, finalizou.

Estiveram presentes o subsecretário de Infraestrutura Álvaro Goulart e autoridades da região.

Foto: Mércia Lemos/Setop MG