O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, assinou duas ordens de início de obras de infraestrutura rodoviária em Andradas e Poços de Caldas, Sul de Minas, nesta sexta-feira (19), com investimento de R$ 31,4 milhões do Governo de Minas. No total, somente neste nesta semana, foram autorizados cerca de R$ 123 milhões em investimentos na região, que incluem as obras do aeroporto de Itajubá e o trevo da MG 295, em Paraísópolis.

Das quatro obras anunciadas nesta semana, cada uma integra um diferente programa do Governo de Minas. “Minas tem dado um exemplo de gestão pública ao país, que começou com a dminstração do governador Aécio Neves e tem continuidade e crescimento com o governador Anastasia. Autorizamos quatro obras nesta semana para a região e cada uma delas integra um diferente programa de governo. Isto mostra como vem sendo tratada a logística de transportes no Estado”, destaca o secretário.

O aeroporto de Itajubá pertence ao Programa Aeroportuário de Minas Gerais (Proaero) e será construído pelo Departamento de Obras Públicas (Deop); o trevo da MG 295 em Paraisópolis integra o Programa de Segurança Viária (Proseg); o contorno de Andradas faz parte do Caminhos de Minas; e a inclusão do trecho para manutenção e recuperação funcional da rodovia que liga Poços de Caldas a Botelhos integra o Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária (Promg). As três últimas intervenções serão executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Contorno de Andradas

A obra do contorno de Andradas terá o acompanhamento da Coordenadoria Regional de Poços de Caldas. O objetivo da obra, com extensão de cinco quilômetros, será de ligar a BR 146 a MG 455 e retirar o tráfego que hoje passa por Andradas vindo de Poços de Caldas, Pouso Alegre ou São Paulo. A obra orçada em R$ 18,4 milhões tem prazo contratual de 360 dias para ser executada e terá início imediato.

Para o prefeito de Andradas, Rodrigo Aparecido Lopes, “esta obra resume o sonho de toda a comunidade e dos prefeitos anteriores. É um somatório dos esforços de várias gerações, todos que passaram pela prefeitura possuem a sua cota de participação neste processo. Hoje estamos vivendo um momento de alegria e realização.”

Poços de Caldas a Botelhos

A rodovia municipal que liga Poços de Caldas a Botelhos, com 42,5 quilômetros, passa a integrar o segundo contrato do Promg, que deverá publicar o edital de licitação até o final de julho. A perspectiva é que a licitação seja concluída no prazo de 60 a 90 dias. A partir do início do segundo contrato do Promg, o trecho passará por uma recuperação funcional. O valor deve ficar entre R$ 12 a 15 milhões. No primeiro contrato, encerrado em 2012, os trabalhos foram executados em 478,1 quilômetros.

Para o prefeito de Poços de Caldas, Eloisio do Carmo Lourenço, esta é uma obra que faz parte de um grupo de prefeitos e vereadores. “Hoje temos a felicidade de estar à frente da administração municipal junto com o governo estadual que decidiu dar uma solução na melhoria e conservação desta importante rodovia para a região”, afirma o prefeito.

“O secretário Carlos Melles conhece bem a história da construção do trecho e o que ela representa para os produtores rurais e o turismo da região”, ressalta o prefeito de Botelhos, Mateus Guidi.

“A rodovia que liga Poços de Caldas a Botelhos nasceu da iniciativa municipal para atender a demanda de produtores rurais da região e, hoje, pela importância que tem, ela será incluída no Promg”, destaca o secretário Carlos Melles.